Santa Teresa e Arcos da Lapa- RJ

Aquarela de Sophie Alves

Taí um passeio imperdível do Rio que adoro fazer – e o faço com frequência! Santa Teresa, bairro antigo de ladeiras, fica no alto da cidade e próximo ao centro, e é um reduto boêmio carioca, repleto de bares e noite fervilhante. O bairro possui mansões, casas antigas e galerias de artistas – que muitas vezes abrem seus ateliers para visitação – e cinema, o Cine Santa Teresa (Rua Paschoal Carlos Magno, 136).

Se você não é do Rio veja onde ficar: O luxuoso da região é o Santa Teresa Hotel. Lá está o Bar dos Descasados, aberto ao público. Lugar super astral, lindo e descolado é o Mama Shelter. Tem restaurante e bar abertos ao público. Olha que fofura esse Gerthrudes B&B! Hotel boutique tem o Mama Ruisa e Casa Amarela Boutique Hotel, este casarão-oásis! Casa Geranio também tem piscina! Há muitas joias de hospedagem no bairro.

Chegando de bondinho:

Chegar de bondinho à Santa Teresa deixa o programa completo!

A passagem do bondinho custa R$20 (ida+volta), ele sai do centro (se for de metrô, desça na Estação Carioca) e leva até Santa Teresa passando por cima dos Arcos da Lapa. O horário é bem limitado. À noite não roda. Veja endereço e horário de funcionamento do bondinho, aqui! Ele tem duas paradas no bairro: Largo do Curvelo, a primeira, e Largo dos Guimarães, a segunda.

O que fazer:

Parque das Ruínas (R. Murtinho Nobre, 169 – abre de 8 às 18h e fecha às 2ª-feiras – indo de bondinho, desça na Estação Curvelo e siga a pé): lugar bonito com vistas para a Baía de Guanabara é um mirante da cidade e tem entrada gratuita. Tem um pequeno café e um Centro Cultural com intensa programação de exposições, teatros infantis, apresentações de circo e música como chorinhos aos finais de semana. No palacete, agora eu ruínas muito bem cuidadas, viveu Laurinda Santos Lobo, que costuma realizar saraus em sua casa com artistas e intelectuais da Belle Époque carioca.

Santa Teresa tem várias lojinhas charmosas. Uma em especial me agrada, a Gamar (R. Alm. Alexandrino, 470  – fica em frente ao Café do Alto), que vende brinquedos e animais de madeira, também móbiles para quartos infantis. Veja que lindos são aqui no site deles.

+bondinho + passear pelas ruas + comer!

Onde comer:

Bar do Mineiro

Café do Alto (Rua Paschoal Carlos Magno, 143): ganha sempre pela Veja Rio melhor café da manhã, mas eu adoro almoçar lá! Sempre peço o mesmo prato: Rubacão! E tem várias cervejas artesanais pra combinar.

Sobrenatural (R. Alm. Alexandrino, 432): peixes e frutos do mar. Abre todos os dias de 12 a 0h.

Bar do Mineiro (Rua Paschoal Carlos Magno, 99): um dos meus lugares prediletos, difícil é achar mesa. Botequim das antigas, paredes de azulejo, cervejinha gelada e feijoada.

Mama Rio (Rua Paschoal Carlos Magno, 5): Bar e restaurante do hotel Mama Shelter são super animados e num ambiente bem descontraído e alegre.

Mama rio, no Hotel Mama Shelter (foto do site)

Aprazível

Aprazível (Rua Aprazível, 62): caro, mas bonito. Vale pelo ambiente lindo e pela vista. Tanto almoço quanto jantar!

Explorer Bar (R. Alm. Alexandrino, 399): leia post do Vida Carioca aqui!

E muitos outros que você vai descobrindo pelo caminho!

 

 

 

Passeio a combinar com Santa Teresa: Você chega caminhando à Escadaria Selarón (R. Joaquim Silva, s/nº) . Ela foi feita em mosaicos e com recursos próprios, pelo artista chileno residente no Rio, Jorge Selarón. Morto em 2013 ele deixou esse presente que colore a cidade . A primeira vez que estive ali, Selarón estava sentadinho na escada conversando com turistas. Morava em frente. A escada composta com azulejos de mais de 60 países fica próxima dos Arcos da Lapa.

Você pode combinar também com um passeio pelo centro do Rio, pela região da Carioca (de onde sai o bonde), lembrando que no sábado à tarde e domingos pode ser perigoso, o local ficar ermo. Durante a semana há muita circulação de gente!

E Santa Tereza ferve quando abriga por suas ladeiras o Carnaval! Por lá desfilam blocos de rua como Songorogosongo, Céu na Terra e Me Enterra na Quarta.

Se quiser mais info, leia aqui post do Sundaycooks.

 *todas as fotos de nossa autoria, exceto as com créditos. Aquarela da capa, Arcos da Lapa e bondinho, de Sophie Alves.

 

***

Ainda não usou o Airbnb? Cadastre-se por este link aqui e ganhe R$130 em créditos de viagem!

Se optar pelo Booking, use este link aqui. Você não paga nada mais por isso e me ajuda a manter o blog. Obrigada!

***

Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *