Santiago bate-e-volta: Isla Negra, Valparaíso (e Sebastiana) e vinícolas Emiliana e Matetic

Chi Chi Chi Le Le Le!! 🇨🇱 Bandeira: Chile; Twitter v12.0 Este post faz parte de Santiago capital, onde ficamos hospedadas no maravilhoso Hotel Maison Italia por 4 noites . Leia nosso post aqui.

Viña Emiliana

Estivemos aqui em ab/19 numa viagem mãe e filha!

Para passeios guiados indico: Jorge Excursiones (Guia e motorista particular. E-mail: jorgesaex@hotmail.com e Tel. +569 8743 7944);  Uncorked Wine Tour (roteiros sob medida) e Turistik (excursões). Tem também o Guilherme Rebello (Instagram @gui.rebello9 ou cel. +56946638792) que é brasileiro e guia na cidade de Santiago! Se quiser alugar carro, pode usar a chilean rent a car (tem uma loja em Providencia). As estradas no Chile são maravilhosas.

Valparaíso con mamacita

Optamos por dois passeios pela Turistik: Isla Negra + Matetic um dia e, outro dia, Valparaíso + Emiliana.  Valeu demais!! Lembro que quando fechei o valor achei caro, mas depois de tudo, achei foi barato.

São tantas vinícolas, mas escolhemos conhecer duas orgânicas: Emiliana, mais rural, e Matetic, de arquitetura mais moderna. Ambas levam o conceito de vinícola 100% orgânica e biodinâmica muito a sério, sendo consideradas uma das maiores vinícolas biodinâmicas do mundo. E olha, não foi nada repetitivo, porque cada uma tem suas particularidades que contarei a seguir.

 

 

I) Valparaíso + La Sebastiana + Vinícola Emiliana (passeio de dia inteiro)
Resumo do nosso tour: Sua viagem irá levá-lo através do Vale Central – famoso pelas suas vinhas, frutas e queijos – à Viña Emiliana, reconhecida como uma das maiores vinhas orgânicas do mundo. Em seguida, você visitará Valparaíso, um dos principais portos do país que foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, visitará o Museu Casa Pablo Neruda “La Sebastiana” e percorrerá o setor mais emblemático das colinas da pequena cidade.

Valparaíso – cidade portuária e patrimônio da Unesco

Viña Emiliana:

Começamos pela Emiliana, do grupo Concha y Toro, que oferece uma visita diferente: como não processa o vinho no local, a ênfase é na explicação do processo orgânico de produção do vinho. Lá vemos os animais, alguns criados soltos, as ervas e as técnicas usadas para evitar o uso de agrotóxicos. Os próprios animais fertilizam a terra. O lugar é lindo, florido, bucólico e… gelado! Se você nunca viu uma llama em pessoa, ali vai conhecer.

Por mais que esteja no verão, vá abrigado, ali dá produção boa por causa dos ventos gelados vindos do Pacífico! Faz frio sempre.

E depois do passeio, degustação! Amei o tour e o lugar, saí com vinhos, azeites e mel, tudo orgânico e fabricado ali. Sem contar que a embalagem é linda se você for presentear. Nossa guia era muito capacitada e também a que coordena o grupo na degustação, muito simpática e eficiente. Provamos 4 vinhos, tintos e brancos.

Valparaíso (a 120 km de Santiago). De lá seguimos para Valparaíso, que visitamos após almoçar e visitar La Sebastiana.

La Sebastiana (Ferrari, 692. 3ª a domingo, 10h-18h. Ingresso: 7.000 pesos/R$35):

Aqui está uma das três casas-museu de Pablo Neruda. Foi comprada inacabada em 1959, em sociedade com um casal de amigos, que ficou com o porão e os dois primeiros andares; Neruda ocupou o terceiro e o quarto, porque o que lhe interessava  era a vista do porto.

Fiquei surpresa com a cidade, encantada. Ouvi muita gente que foi ao Chile falar com desdém, e sem conhecer, de Valparaíso achando que não vale a pena, que é “bagunçada”… mas vale demais! É cheia de encantos e muito diferente. Com vários grafites, é super colorida. Fizemos fotos lindíssimas. E com arquitetura inusual. Não em vão é tombada pela Unesco por sua coleção de casas de fachada de zinco. Como fomos com o guia, contemplamos cada cantinho dessa cidade onde o poeta escolheu para festejar cada Ano Novo e claro, escribir. Viemos para cá conhecer a casa La Sebastiana de Neruda, mas fomos surpreendidas por essa cidade portuária. Passeie pelos Cerros Alegre e Concepción, o centro é comercial.

Dá pra fazer tudo a pé, e as ladeiras são encaráveis. Tem até elevador de morro a morro (morro é cerro en español), o Ascensor Concepciónacaba de ser reformado e cheira a novo.

Mas se preferir você pode descer escorregando!

Desvantagem de ir em tour (embora éramos apenas 4): não deu pra ver o tempo passar em cafés encantadores que vimos pelo caminho.

Renzo Pecchenino Raggi foi um cartunista chileno, de origem italiana, que viveu e morreu em Valpo (jeito carinhoso de chamar Valparaíso). Seu pseudônimo, Lukas, dá nome ao museu, que também é mirante, e homenageia seu trabalho. Veja mais aqui.

Onde ficar: Se quiser pernoitar, fique nos hotéis boutiques Cirilo Armstrong ou Gervasoni. Olha esse Augusta! Lá tem Ibis também, tá? E inúmeros hostels!

II) Isla Negra + Almoço Restaurante Equilíbrio + Vinícola Matetic (passeio de dia inteiro e que dia espetacular!)
Resumo do nosso tour: Desfrute de uma excursão que o levará pelos Vales Centrais até Isla Negra, o lugar preferido de Pablo Neruda, onde seus restos mortais descansam e a Viña Matetic, distinguida pela segunda vez pela prestigiosa revista Wine&Spirits como uma das 100 melhores vinhas do mundo. A visita à casa do Prêmio Nobel localizada na cidade costeira de Isla Negra é uma experiência extraordinária. Através dos mais de 3.500 objetos inventariados encontrados, pode-se sentir o poeta e suas obras. Mais tarde, no Vinhedo Matetic, localizado no Vale de San Antonio, você conhecerá seus vinhedos orgânicos, aprenderá sobre seus processos de vinificação, envelhecimento e engarrafamento e degustará dois de seus vinhos premium.

Isla Negra (Poeta Neruda, s/n, Isla Negra, El Quisco. 3ª a domingo, 10h às 18h. Ingresso: 7 mil pesos chilenos/R$38):

Começamos o dia na costa de El Quisco, fomos à primeira casa de Neruda, esta comprada em 1939, tem formato de barco, paixão do poeta, que apaixonado pelo mar, preferia apreciá-lo a distância. A residência foi batizada de Isla Negra porque aqui ele se sentia ilhado para criar. Ali está enterrado Neruda ao lado da mulher, Matilde (dá para visitar o túmulo). Fazia um belo dia de sol, a casa é a mais bonita das três, num entorno belíssimo e com jardins super bem cuidados. Que vida maravilhosa ele teve e que momentos de glória passamos!

Isla Negra, casa de Neruda em El Quisco.

Vinícola Matetic:

De Isla Negra seguimos direto para o almoço no Restaurante Equilibrio, maravilhoso e imperdível, que fica no Hotel La Casona da própria Matetic (Fechado às 2a). Na próxima quero me hospedar lá, a região é lindíssima e o hotel oferece pacotes combinando degustações e passeios.

[Restaurante Equilibrio, da Vinícola Matetic]

O vinhedo se encontra entre o Vale de Casablanca e o Vale del Maipo, a 80 km de Santiago. O tour por aqui também foi genial, vale pela qualidade dos vinhos, pelo conceito e pelo belo cenário. Ela existe desde 1999 e seu Syrah é um dos cem melhores vinhos do mundo.

Outras vinícolas da região com restaurantes bastante recomendados são Casas del Bosque (Tanino) e Viña Indómita.

Outras vinícolas que você pode visitar: Concha y Toro, a mais turística e com esquema superprofissional de visitação. Dá pra chegar de metrô desde a estação Tobalaba. Assim como à CousiñoMacul. Dá para conciliar as visitas. Undurraga: mais antiga, também no vale de Maipo, mas para chegar de transporte público é mais complicado. Vale de Colchagua: a cerca de 200 km de Santiago, é indicado para conhecedores mais avançados de vinho e é bom pernoitar.

E outro bate-e-volta que não fizemos e ficou pra próxima, ao espetáculo da natureza: Cajón del Maipo, que fica no Embalse El Yeso, a 110 km da capital.

Matetic

Se quiser saber mais sobre a Emiliana e a Matetic, leia estes artigos do Sundaycooks. E sobre Valparaíso,  o post do Ricardo Freire, aqui.

*todas as fotos são de nossa autoria, exceto as com créditos.

Esta entrada foi publicada em Chile e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Santiago bate-e-volta: Isla Negra, Valparaíso (e Sebastiana) e vinícolas Emiliana e Matetic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *