Felipe na FLIP! Paraty – RJ

IMG_2128Post atualizado em jul/17.

Já fui algumas vezes a Paraty, de carro de Angra dos Reis, onde minha tia tem casa. De lá são 98 km numa estrada ótima. Com o André, estivemos lá em set/2011 para um final de semana (que começou sexta de manhã!) e fomos de carro, são 248 km do Rio. Não tinha o blog na época, por isso não fiz anotações. O que indico aqui é o que guardamos de cabeça. Estive novamente em jul/16 e 17 na FLIP, a Feira Literária de Paraty. Leia mais abaixo.

Onde ficar

Em nossa última estada em família fechamos um apto no Airbnb. Veja link aqui! Indico demais a Quinta das Marias! A anfitriã Maria é muito atenciosa, discreta e nos deixa totalmente à vontade. Ela tem dois aptos muito confortáveis, novinhos e ainda por cima com vista pro mar! Os aptos têm entradas independentes e ela mora na propriedade também, o que é ótimo pois está sempre disponível se precisamos de algo. Tem garagem e é uma paz total, muito silencioso. Não fica no centro histórico, mas são menos de 10 minutos a pé, muito pertinho, vale a pena!

[Airbnb com vista pro mar e cama e roupa de cama confortabilíssimas]

Numa estada anterior, ficamos na pousada Paraty Bungalows. Linda, silenciosa com um bar super legal e café da manhã delicioso. Quarto grande e confortável, com cama king size e banheira. Não ficava no centro histórico, precisávamos do carro para nos locomover.

Paraty é uma cidade boa para descansar e namorar. Então, na minha opinião, hospedar-se num bom lugar faz toda diferença.

IMG_2216 IMG_2208[Piscina e jacuzzi]

IMG_2206 IMG_2201

IMG_2202

O bar onde também funciona o café da manhã

Outra pousada indicada, e esta fica muito bem localizada no centro histórico, Pousada da Marquesa. Mais em conta e no centro também tem a Pousada Recanto dos Madás.

Paraty tem praia, mas não é nada demais. A praia no centro histórico é a Pontal e outra mais próxima, da Jabaquara. Não são bonitas, mas limpas, apesar da cor amarronzada da água porque é leito de rio. São calmas e cheias de quiosques. Boas pra fazer stand up ou caiaque. Às praias bonitas chega-se de barco.

IMG_2177 [Praia da Jabaquara]

Paraty é mais um lugar para passear pelas ruas de paralelepípedos e desfrutar da gastronomia que lá tem amplo leque de opções.

IMG_2165

IMG_2159 IMG_2167

IMG_2153 IMG_2154

IMG_2107

IMG_2129 IMG_2120

[Calçadas pé-de-moleque]

Onde comer:

Fomos muito bem atendidos em todos os lugares.

Banana da Terra: caro e divino!

IMG_2125

Banana da Terra

IMG_2116

Margarida Café: bom pra ir à noite.

Refúgio: de frente pro cais

Café Paraty (Rua do Comércio, 253): daqueles lugares simples que te surpreendem. Nunca comi um feijão tão bom!

Celeiro (Rua do Comércio, 58): delicioso, agradável, pequeno e super em conta!

Oui (Rua Santa Rita, 190): crepes deliciosos, mesas gostosas do lado de fora.

Gina Restaurante: italiano delicioso e acolhedor. Uma portinha na Rua Dr. Samuel Costa, 245

Outro italiano, Pippo (Rua Ten. Francisco Antonio, 46).

Café Pingado: bolo e cafezinhos!

Sem contar os foodtrucks…

Algumas sorveterias espalhadas, enormes lojas de cachaça, lindas lojas de roupa e uma loja, que não anotei o nome, apaixonante e bela, de coisas de casa na Rua Santa Rita.

No teatro Espaço tem uma peça linda de teatro de bonecos em cartaz, chamada “Em Concerto” que vale a pena ver, uma delicadeza e um deleite! Saiba mais aqui!

Peça em cartaz em Paraty

A FLIP:

É aqui onde acontece todo mês de julho a FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty. Programa perfeito pra quem ama literatura, assim como eu. Fui 2x, nos dois últimos anos, e pretendo não perder mais nenhuma edição. A cidade fica com um burburinho agradável, gente de todo tipo e idade, a gente fica encantada!

Na primeira vez fui com uma amiga e ficamos na Pousada Amarela Paraty, simples, mas me surpreendeu positivamente. Na última, AIRBNB, como já falei acima.

Com a escritora peruana Gabriela Wiener, na FLIP 2016

[Uma das mesas lotadas à esq. e à dir., Felipe na Flipinha]

Com a tchurma no centro histórico (FLIP 2017)

*todas as fotos de nossa autoria
Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Felipe na FLIP! Paraty – RJ

  1. Ana Molinari disse:

    Obrigada minha blogueira favorita, excelentes dicas. Vou conferir! Adorei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *