Madri: o que fazer

O que fazer na capital espanhola:

volver

Penelope Cruz: atriz madrilenha

Estive 3x em Madri, a penúltima em nov/14 e a última, em dez/15. Fiquei no Room Mate Laura e super indico! Fica praticamente em frente ao Monasterio de las Descalzas e pertinho do Sol. Fiquei uma vez num apto lindo do Airbnb, mas não alugam mais. Meus sogros ficaram no Hotel Sterling e gostarm muito. Excelente localização também!

Pra começar, pegue no próprio aeroporto o Guia del Ocio, ou visite o site. Todos os museus, exposições, shows, bares e restaurantes estão listados ali. Também dá para escolher programações aqui. Info sobre a cidade aqui.

Táxi aeroporto Barajas: Há uma tarifa fixa da prefeitura de táxi do centro ao aeroporto e vice-versa no valor de 30 euros.

Leia sobre visitas guiadas aqui  e passes para pontos turísticos aqui.  O Centro de Turismo, que fica na Plaza Mayor, 27 (Casa de la Panadería) e abre todos os dias de 9:30 a 20:30 h, oferece visitas guiadas bem interessantes e você pode comprar os ingressos com antecedência no site acima.

Quer fazer um curso de cozinha espanhola? Minha amiga croata, Dora, fez com o namorado e recomenda a experiência! Ela ficou uma semaninha em Madri e fez o curso durante um dia somente, mas tem outras cargas horárias, veja aqui.

Museus:

Museo Nacional del Prado: fechado apenas em 1/1, 1/5 e 25/12 e na minha opinião, não precisa comprar ingresso com antecedência. Prédio projetado em 1785 e museu aberto ao público, pela primeira vez, em 1819, exclusivamente para mostrar pintura espanhola e obras de propriedade da coroa. Abriga clássicos de Weyden, El Greco, Mantegna, Tiziano, Vélazques, Goya (que amo!), etc.

 IMG_0932 IMG_0929

Perto do Prado estão o Real Jardín Botánico: árvores coníferas da região, cactos. E atrás, a bonita Iglesia de San Jerónimo (foto).

IMG_0928 IPHONE 1357

Thyssen-Bornemizsa (10 às 19h). Também grudado no Prado. Museu aberto em 1992 pela Fundação-Coleção Thyssen-Bornemizsa. Guarda obras provenientes da coleção privada da família Thyssen, cujo império foi construído inicialmente na indústria siderúrgica. O museu tem Duccio, Van Eyck, Carpaccio, Lucas Cranach, Durero, Caravaggio, Rubens, Frans Hals, Van Gogh, Gauguin, Kirchner, Mondrian, Klee, Hopper, Rauschenberg…

IPHONE 1360

Museu Nacional Centro de Reina Sofía: dedicado à arte moderna e contemporânea, o museu leva o nome da rainha da Espanha até 2014, quando seu marido, o rei Juan Carlos abdicou o trono. Inaugurado em 1990, foi ampliado, ganhando mais 60% de espaço, com inauguração em 2005 de novo prédio arquitetado pelo francês Jean Nouvel. Tem Miró, Dalí, etc, mas seu maior tesouro é o Guernica, fascinante painel pacifista, pintado por Picasso durante a Guerra Civil Espanhola. Guernica, pequeno povoado vasco, foi atacado com bombas incendiárias em 1937 a mando de Franco. Uma crueldade que matou, sobretudo, mulheres e crianças. Na mesma sala do museu, estão fotos do processo criativo de Picasso durante a feitura do mural. Ele foi fotografado por uma companheira da época. Pra saber mais: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/a-leitura-obra-guernica-picasso-para-estudo-historia.htm Livraria e café também merecem uma visita. Fechado às terças.

IPHONE 1419 IMG_1142

Museo Panteón de Goya (Glorieta de San Antonio Florida, 5). Onde Goya está enterrado. A capela foi toda pintada por ele. Sou muito fã do Goya, mas não consegui ir lá porque era fora de mão, voltarei com certeza! Goya nasceu em Zaragoza, em 1746 e ficou surdo aos 46 anos. Foi um grande intérprete da Espanha de sua época através de pinturas, desenhos e gravuras. Morreu aos 82 na França, onde estava exilado, mas seus restos vieram para cá depois.

Museo Arqueológico Nacional (Calle Serano,13): oferece concertos aos domingos, teatro nos finais de semana e ciclos de conferências.

Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Calle de Alcalá, 13, pertinho da Puerta del Sol). Pintura, muitas gravuras magníficas de Goya (sou suspeita) e quadros de outros importantes pintores espanhóis.

Museo Sorolla (Calle General Martínez Campos, 37)  É uma casa museu acolhedora com lindos quadros de Joaquín Sorolla, nascido em Valencia em 1863, falecido aos 60 anos em Madri, foi um pintor precoce e bem sucedido durante toda sua vida.

Mais:

Se você fala espanhol e quer comprar livros na língua, como eu, tem a FNAC (fecha 21:30h) da Calle Preciados, 28, pertinho do Sol, em frente ao Corte Inglés.

Círculo de Bellas Artes de Madrid (CBA) (Calle Alcalá, 42): seguindo pela Gran Vía, ou pela Calle Alcalá, do Sol, você chega a este prédio de 1926, projetado pelo arquiteto espanhol Antonio Palacios. Trata-se de um dos centros culturais mais importantes da Europa. De caráter multidisciplinar, desenvolve atividades de artes plásticas, cênicas, cinema, literatura, fotografia, filosofia e ciências. Tem uma bela cobertura com bar, Azotea (foto), (você pode comprar entrada só para subir ao terraço ou bilhete combo com visita às exposições. Embaixo tem um belíssimo café, La Pecera.

IPHONE 1321 IMG_0875

Monasterio de las Descalzas Reales (Plaza Descalzas, 3). Fizemos visita guiada. Tem pinturas de diversos artistas e é bonito. Não é permitido tirar fotos. Faça o tour só se você estiver com tempo ou for super católico. Melhor comprar os ingressos pessoalmente, porque no site sempre diz que está esgotado:

Palácio Real: Residência oficial dos reis da Espanha desde 1561, com decoração requintadíssima, até Velázquez foi contratado!, o palácio foi destruído por um incêndio no natal de 1734 e a obra de reconstrução durou mais de 13 anos. Visite também os jardins, Campo del Moro e a Catedral de la Almudena. Em frente ao palácio, está a Plaza de Oriente, com um dos cafés mais bonitos da cidade, o Café de Oriente. E perto também, a Plaza de Ópera, com cafés bonitos e o Teatro Real (dedicado à música clássica).

IMG_0905 IPHONE 1347

Puerta del Sol: área comercial onde fica o símbolo da cidade, a escultura de bronze (foto), El Oso y El Madroño (O urso e o medronho) e o ponto zero de Madri. Ao redor está El Corte Inglés, diferentes edifícios antigos e a prefeitura.

IMG_0839

O escritor Miguel de Cervantes e o poeta Lope de Vega eram vizinhos. Suas casas ficam bem próximas.

IPHONE 1366

El Rastro: mercado de pulgas domingo de manhã em La Latina.

Templo de Debod (Paseo del Pintor Rosales, 2): templo egípcio doado pelo Egito à Espanha em 1968. Um lago foi construído ao redor do templo como alusão ao rio Nilo. Bom pra ir no pôr do sol. Entrada gratuita.

TempelMadrid

IN: http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Debod#/media/File:TempelMadrid.jpg

Parque del Retiro (Plaza de la Independencia, 7): um parque enorme e bonito em pleno centro. Tem uma estátua do diabo! Como assim??? Pois é, se chama “El Ángel Caído” (foto) e representa o momento da queda do anjo quando é expulso do paraíso.

angelcaido

IN: http://www.ojodigital.com/foro/urbanas-arquitectura-interiores-y-escultura/146467-el-angel-caido-para-compis-kdd-madrid.html

Plaza de España: com monumentos que homenageiam Cervantes. Ele mesmo, Quijote e Sancho Pancha.

237madrid

IN: http://www.placesonline.es/europa/espana/

Plaza Cibeles: fonte com a deusa no centro e o Palacio de Comunicaciones, muito bonito. Tradicional ponto de encontro madrinista, onde os aficionados do Real Madrid comemoram suas vitórias importantes. E falando nisso, caso queira visitar o estádio do time, fica na Avda. de Concha Espina 1. http://www.realmadrid.com/pt/estadio-santiago-bernabeu

800px-Fuente_de_Cibeles_-_05

IN: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fuente_de_Cibeles_-_05.jpg

Paseo de Recoletos: um bonito boulevard, com os Cafés El Pabellón del Espejo e o Gijón (o mais tradicional de Madri talvez).

Plaza Mayor: maior cartão postal de Madri, fica no centro antigo e data do século XV. Começou como mercado e logo se transformou em palco de touradas e eventos políticos. Me emocionei a primeira vez que a vi, em 2003. É uma grande praça retangular, toda cercada de edifícios de três andares, com entrada por oito pórticos.

IMG_0844

Madri Top 10: http://www.esmadrid.com/top-10-madrid/

*As fotos sem créditos são de nossa autoria.
Esta entrada foi publicada em Espanha e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *