Búzios – RJ

escultura_brigitte_bardot_foto_marcelodutra_1

Armação dos Búzios, um charmoso e bem cuidado balneário na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, cresceu e sofisticou-se tanto, que sua população saltou de 7 mil para 30 mil habitantes.

Onde ficar: Ficamos hospedados no Serena, hotel boutique em Geribá.

foto da Internet: Serena

2015-06-04 13.10.13Indicamos o hotel que oferece vários mimos como transfers gratuitos de ida+volta durante à noite para a Rua das Pedras e durante o dia para algumas praias. A praia de Geribá  fica na esquina do hotel e lá tem cadeiras e guarda-sóis para os hóspedes e também serviço de bar. O bar do hotel funciona 24 horas e a cozinha do restaurante, até às 23h. O café da manhã é padrão 5 estrelas e o pessoal da equipe é de uma gentileza que nunca vi igual.

2015-06-06 09.57.28

Praia de Geribá

Outra ótima indicação por melhor preço: Geribá Palem. Lindinha e charmosa, atendimento excelente, recomendo muito. Diária R$187 para um quarto de dois andares em jul/18. Tem piscina, café da manhã maravilhoso e por volta das 16h  servem café e chá, muito gentil. Próximo de lá tem almoço no restaurante da Pousada Weekend com pratos executivos saborosos a preços justos.

Pousada Geribá Palem: quarto e piscina

Fui muito a Búzios quando adolescente porque minha madrinha tinha casa em Geribá. E voltando agora adulta, uns 20 anos depois, fiquei surpreendida pela graciosidade e organização do lugar. Há uma porção de praias encantadoras e um amplo leque de bons restaurantes. Dá pra variar bastante e ser muito feliz!

IMG-20150605-WA0003 2015-06-04 07.37.58

Importante ressaltar que estivemos aqui, eu novamente, por 3x, pra ficar ou só pra passar o dia,  durante a baixa temporada, meses de abril a junho. E ainda que em feriados, de , São Jorge, 1º de maio e Corpus Christi, a cidade estava agradabilíssima e o clima, perfeito! As fotos acima são no Porto da Barra, um pólo gastronômico. Chegamos tão cedo de viagem, uma vez, que nem a padaria Golden Bread, ali, tinha aberto ainda. Fomos tomar café perto do hotel, em Geribá, na Rabe Boulangerie (Rua do Caboclo, 14), padaria de um casal francês, com pães artesanais deliciosos e pâtisserie.

Outra pousada que cheguei a olhar, mas fica no centro, é a Vila do Mar. Bem mais simples, mas me simpatizei por ser do mesmo proprietário do Gran Cine Bardot.  Sim!!! Búzios, tão pequenina, tem cinema. Que luxo!

11391782_10152798909656640_7709207235670449509_n

Estátua de Woody Allen no café do Cine Bardot

E falando em cinema, a estátua que mais faz sucesso lá é a da Brigitte Bardot, posicionada num banquinho de frente pro mar, na orla que leva seu nome. Li que a própria nunca foi conhecer a obra de arte em sua homenagem e só esteve em Búzios, nos idos anos 60, e por apenas 4 meses! A foto lá no alto é do site do G1 porque a penúltima vez em que estivemos lá, jun/15, a estátua estava sendo restaurada.

A Rua das Pedras é a mais badalada e também a Orla Bardot com restaurantes mais requintados. A paralela tem opções mais baratas. Jantamos maravilhosamente no restaurante francês Cigalon (Rua das Pedras, 199) e outro dia almoçamos divinamente no Bar do Zé (Orla Bardot, 382). Fomos igualmente muito bem atendidos em ambos. Por ali também tem o Maria Maria Café com vista pro mar. Se quiser uma vista com todos aqueles barquinhos de madeira dos pescadores, tem um deck em frente ao Chezmichou, do outro lado da rua, lá no fundo, de onde tiramos esta foto:

unnamed

Transporte: Se vc se hospedar no centro, tem a opção de usar o acqua-táxi, táxi marítimo, ao invés do táxi tradicional. Tem uma tabela de preços afixada no porto. Eu nem tirei foto porque logo os preços ficam defasados, mas são bem mais em conta que os comuns. Os táxis comuns não têm taxímetro e o preço é combinado, mas normalmente é tabelado. Um táxi de Geribá à rua das Pedras, por exemplo, custa R$25.

As praias são várias: João Fernandes e Geribá, com mais burburinho e boas pra surfar. Azeda e Azedinha são frequentadas pelos locais. As mais calmas e mais família são Ferradura, Tartaruga e Manguinhos. Ainda tem a dos Ossos, Praia Brava, etc.

[Geribá à esq. e Manguinhos, à dir.]

Fomos à Praia da Ferradura, pequenininha e uma graça. Tem uma trilha para a Ferradurinha. Tomamos umas caipirinhas deliciosas no Eden Beach, bar do Hotel Insólito. No outro dia fomos à Praia Brava (foto), também bonita, mais nativa. Lá também tem uma trilha íngreme que chega à praia de nudismo Olho de Boi. Na praia de Geribá almoçamos uma caldeirada de frutos do mar no Fishbone. Todas limpas, areia fina e clara, água cristalina, mas… gelada!!

2015-06-05 10.15.35 2015-06-05 10.21.14

2015-06-05 11.52.12E para os católicos, Búzios abriga a única capela do Brasil dedicada à Nossa Senhora Desatadora de Nós, que fica em Geribá, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3.333.

IMG_4242  IMG-20150605-WA0002

IMG-20150605-WA0001 IMG_4244

Página da cidade aqui.

Nosso mapa aqui!

* Todas as fotos são de nossa autoria, com exceção da Bardot e do hotel Serena.

***

Ainda não usou o Airbnb? Cadastre-se por este link aqui e ganhe R$130 em créditos de viagem!

Se optar pelo Booking, use este link aqui. Você não paga nada mais por isso e me ajuda a manter o blog. Obrigada!

Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.