Araras e Petrópolis – RJ

IMG_8126 IMG_8138 IMG_8089 IMG_8324

Fomos a Araras em março/14 para comemorar bodas de algodão, ou seja, viagem romântica. Ficamos (por indicação da minha cunhada) na Pousada Canto dos Tangarás: www.cantodostangaras.com.br

Todos os chalés têm vista para as montanhas, quer dizer, uma belíssima vista do quarto e mais ainda, da hidro. Aqui nossa vista. Eram 6:30h da manhã e acordei achando que estava no mar. Lindo!

IMG_8074Os chalés estão um ao lado do outro, mas projetados para que os hóspedes tenham total privacidade. À noite, pelo friozinho da serra, a melhor parte, lareira do quarto acesa.

IMG_8345 IMG_8267

O café da manhã é padrão 5 estrelas, nem quero contar para não estragar a surpresa de quem for. Os funcionários colocam frutas pros bichinhos e você toma café vendo a diversidade da fauna, um presente. O diferencial desta pousada é que eles oferecem café no quarto, sem cobrar nada mais por isso, um mimo, mas eu não perderia esta vista:

IMG_8290  IMG_8319

IMG_8297

Jacus

Fomos muito bem recebidos pelos funcionários Fernando e Wagner. A equipe da cozinha também é um amor. Nota-se uma atmosfera de paz. A pousada realmente te aconchega:

IMG_8177 IMG_8170 IMG_8141IMG_8353

O paisagismo é belíssimo, jardim bem cuidado e ainda tem piscininha:

IMG_8340 IMG_8335

IMG_8274

IMG_8275 IMG_8273

IMG_8287

Bob, o dócil rei do pedaço.

Araras fica a 90 km do Rio de Janeiro. Vindo pela BR-o40, você deve pegar para a esquerda na altura do KM 65 (sentido Rio-BH). Tem uma pontezinha para entrar na cidade. A pousada fica a 5 km da ponte.

Restaurantes:

O atendimento na serra é sempre gentil. Os habitantes são simpáticos e receptivos.

Oliveiras da Serra (Estrada Bernardo Coutinho, 3.575): cozinha portuguesa. Restaurante excelente e super aconchegante. Tente pedir de tudo: entrada, prato principal, sobremesa e vinho do porto pra fechar. Tem variedade de pratos com bacalhau e ainda cabrito pra quem gosta. E um leque de sobremesas típicas, portuguesas, é claro! http://www.oliveirasdaserra.com.br/

Alvorada (Estrada Bernardo Coutinho, 1.655): cozinha contemporânea. Fica no centro de Araras, pertinho da entrada da cidade.

Trigo (Estrada Bernardo Coutinho,2.651): cozinha brasileira. Tem esta imponente árvore no jardim, que segundo o garçom, chama-se Abeto. Sua madeira era usada para construir mastros de navios.

abeto

II Perugino (Estrada União e Indústria nº 12.601): este é pra quem animar ir a Itaipava. Não fomos, mas este italiano nos foi muito bem recomendado. http://www.ilperugino.com.br/

O que fazer:

Estando em Araras, você pode aproveitar para passear em Petrópolis, ou fazer trilhas e pegar cachoeiras no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e tem uma fazendinha numa cidade próxima (que infelizmente esqueci o nome) onde o dono te recebe com degustação de geleias e chutneys feitos lá. Só perguntar pro Fernando, na Pousada Canto dos Tangarás que ele te põe a par de tudo.

No sábado fomos passear em Petrópolis, que fica a 25km de Araras.

Há muito o que fazer por lá. A cidade surgiu em 1843 quando Dom Pedro II ergueu ali a residência de verão da família real, hoje Museu Imperial.  http://www.museuimperial.gov.br/

Visitamos…

O Palácio de Cristal e a Catedral de São Pedro de Alcântara:

IMG_8195 IMG_8236

Museu  Casa de Santos Dumont: casa onde o engenhoso Pai da Aviação viveu e morreu, conhecida como “A Encantada”.  Os cariocas conhecem a casa, sua história, vêm de excursão aqui em época de escola, mas eu, mineira, nunca tinha ouvido falar e achei o máximo!!A casa é simples, mas bem peculiar. Construída num terreno alto e íngreme, é funcional, a cara do dono! Foi toda pensada por ele. Tem uma escada na entrada com degraus em forma de raquete para economizar espaço, um chuveiro inventado por ele e um observatório no telhado, já que ele adorava olhar o céu. Amei!! Ingresso: R$5

IMG_8213 unnamed

Palácio Rio Negro: também adorei! Durante muito tempo, quando Petrópolis ostentava o título de capital do estado, foi residência de verão dos presidentes da República, “que à semelhança do Imperador e da alta sociedade da época, tinham o hábito de veranear na Serra. Mas a mudança da capital para Brasília acabou por selar o fim do veraneio em Petrópolis, dificultado pela distância entre as duas cidades”. Ao todo 16 presidentes passaram por lá, sendo os últimos, FHC e Lula. Entrada gratuita.

IMG_8225 IMG_8227 IMG_8230 IMG_8229

IMG_8240 IMG_8238

Site de Araras: http://www.araras-rj.com.br/

*todas as fotos do André

Esta entrada foi publicada em Brasil. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *