Roteiro Espanha passando por Portugal e Marrocos

alcazaba-malaga

Castelo Alcazaba em Málaga

Andalucía é a região sul da Espanha, é o berço do flamenco e também conhecida como a Costa do Sol, pelo seu extenso litoral de Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. Belíssima região de arquitetura moura devido à invasão árabe por vários séculos, terra caliente de gente boêmia. As noites aqui pegam fogo!

granada gitana

Espanhola com vestido flamenco em Granada

Morei um ano em Málaga (2002-03), a cidade natal do Picasso (e também dos atores Antonio Banderas e María Barranco, uma das “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”). Por isso tenho carinho por este lugar de pessoas tão especiais! Quando fui morar na Espanha escolhi Málaga por ser uma cidade cálida. Tenho pavor de frio e o tempo que fiquei lá a mínima foi de 15º. Estupendo! Fui estudar espanhol no Instituto Picasso, escola bem localizada, na Plaza de la Merced (e na rua da casa onde nasceu Picasso!), pequena e acolhedora, professores ótimos! Fui muito feliz lá e tenho excelentes recordações das aulas com colegas gregos, italianos e alemães que juntam o útil ao agradável indo aprender espanhol no verão andaluz!

malaga

Para estudar espanhol em Málaga: Instituto Picasso                                http://www.instituto-picasso.com/escuelas-espanol/escuelas-malaga.htm

As cidades que sugiro conhecer na Andaluzia são:  Málaga: Málaga – Nerja – Frigiliana – Ronda – Antequera (talvez!) ; Granada; Sevilla; Córdoba e Cádiz: Cádiz – Tarifa.

Quando morei em Málaga, fui numa excursão de 3 dias pro Marrocos: Chaoen, Tetouan e Tanger.

Vale dizer que todas as cidades da Andaluzia que conheço fui só passar o dia, vindo de Málaga.

Málaga:

Málaga é a segunda maior cidade andaluza, ficando atrás de Sevilla. Tem seu charme por ser praiana e pela vida noturna bem agitada de segunda a segunda! No verão alguns bares oferecem um “tinto de verano” de cortesia e você pode entrar e sair de bar e bar, são muito próximos um do outro ali no centro, próximos à Calle Granada, tomando um drink em cada um ou uns “chupitos”. Muito cuidado para não “emborracharse” (ficar bêbado!) porque a oferta é grande.

Na Plaza de la Merced tem a casa onde nasceu e viveu Picasso até os 14 anos antes de se mudar para Barcelona. A casa é aberta à visitação. Esta praça era também point dos jovens que se encontravam ali pra beber antes das baladas, fenômeno conhecido como “botellón” que foi proibido desde 2009 ou 2010. O Museu Picasso também está ao redor desta praça. É recente, não conheci porque foi inaugurado no final de 2003. Mas não se iluda, o maior acervo dele está em Paris e Barcelona.

Perto dela está o Castelo Alcazaba que você pode subir qualquer hora do dia e da noite e apreciar a vista. Não paga nada para curti-lo de fora. Também perto está a praia mais frequentada de lá, mais central, a Playa de la Malagueta. Basta cruzar o túnel a pé. Se quiser ir para a Playa de Pedregalejo ou Baños de Carmen, pegue um ônibus ali, é bem próximo, mas não dá pra ir a pé. Lá pode comer “boquerones”, um peixinho típico de Málaga, al escabeche. Tão gostoso!!

Ruas bonitas para passear lá são a Calle Granada e a Calle Larios. Estas ruas  são somente para pedestres o que as deixam ainda mais charmosas. Tem vários becos e restaurantes simpáticos. Além da Catedral que tem uma praça com cafés em frente, bem bonito!

Aproveite as noites provando muitos tapas, coma paella, queso manchego e muito jamón serrano! No café da manhã ou emendado da night, chocolate quente com churros!! Bar de tapas tradicional é o “El Pimpi”.

Em agosto acontece a Feria de Málaga com apresentações de flamenco toda hora no meio da rua. A cidade fervilha de turistas sob um sol de 40º. Parece nosso carnaval.

feria de malagaPróximo a Málaga tem cidadezinhas fofas pertecentes aos “pueblos blancos” que saõ vilas de casinhas brancas. Lembra a Grécia! Tem Frigiliana (para passear e almoçar) e Nerja (pra pegar uma prainha), ambas pra passar o dia. Vá de ônibus (pegue na rodoviária) ou alugue um carro.

Uma cidade indispensável para ir na província de Málaga é Ronda, uma das mais lindas e diferentes que já fui na vida. Dá pra passar o dia e voltar. De ônibus (pegar na rodoviária) ou alugue carro. Veja que desbunde que é:

Ronda ronda2

Se tiver tempo, pode tirar outro dia e dar uma chegadinha em Antequera. Para conhecer o parque natural El Torcal e ver os formatos variados das rochas calcárias. E conhecer a Plaza de Toros. Bom, toda cidade espanhola, por menor que seja, tem sua própria arena de touradas! Veja o site do parque: http://torcaldeantequera.com/

Costa do Sol

Para as cidades da Costa do Sol (Marbella, Torremolinos e Benálmadena), você pode ir de metrô de Málaga.  Torremolinos tem o mar bem bonito e Marbella é mais caro, cidade de badalação, meio elite! Benálmadena pode ser deixada de lado.

Sevilla

É a maior cidade da Andaluzia. Suba os degraus da torre La Giralda, uma das mais emblemáticas do sul da Espanha, conheça a Plaza de Toros, sem corrida de toros, é claro! Coma tapas e vivencie o ar andaluz! Em abril tem a Feria de Sevilla quando os espanhóis se fantasiam de gitanos e fazem inúmeras apresentações de flamenco nas ruas. Belo, alegórico, típico!

Córdoba

Terceira maior cidade da Andaluzia. Ande pelos becos e veja as casinhas brancas e floridas. E olha que espetáculo estes arcos mouros na Mesquita de Córdoba (foto da direita):

34967311 Mosque_of_Cordoba_Spain

 Cádiz

Não conheci, mas estava no meu roteiro, enfim, não rolou. Aí é que acontece o melhor carnaval da Espanha. Na província de Cádiz está a cidade de Tarifa, outra cidade de praia bonita que os espanhóis sempre me disseram que eu tinha que conhecer. Não deu, infelizmente. De lá dá para avistar Marrocos!

Granada

granada ninas

Feria de Granada

granada feria

Vestidos de gitanillas à venda nas lojas

Cidade super interessante pra passar uns dias, bem andaluza! Aqui fica a Alhambra, um dos monumentos mais visitados da Europa. Veja o site do lugar: http://www.alhambra-patronato.es/ Em Granada também é onde as pessoas vão esquiar, em Sierra Nevada.

Tenho uma amiga que morou lá. Copio aqui os links pro blog dela com dicas quentes:

http://sunflower-andrea.blogspot.com.br/2012/08/granada-alhambra.html

http://sunflower-andrea.blogspot.com.br/2012/08/granada-alhambra_9.html

http://sunflower-andrea.blogspot.com.br/2012/09/granada-casa-escola-menus-do-dia-e.html

http://sunflower-andrea.blogspot.com.br/2012/09/granada-reencontro.html

 http://sunflower-andrea.blogspot.com.br/2012/09/hotel-em-granada-villa-oniria.html

Outras cidades na Espanha, fora da Andaluzia, que valem a pena conhecer:

Madrid, Barcelona, Santiago de Compostela, San Sebastián, Toledo e Bilbao.

santiagocomp

Santiago de Compostela – Galicia

Barcelona é deslumbrante por causa das obras de Gaudí espalhadas e tem muita coisa pra fazer! De Madrid tem ônibus de hora em hora para Toledo para ir passar o dia, cidade linda e histórica. Santiago de Compostela pra passar o dia (a não ser que vá fazer o caminho de Santiago, é claro!) e fazer conexão para Portugal (São 3 hs até Porto de ônibus!). San Sebastián tem praias lindas e de lá você pode pegar um ônibus e passar o dia em Bilbao pra visitar o Museu Guggenheim (foto) que é bonito demais e a cidade que é super moderninha.

Bilbao

Museu Guggenheim em Bilbao

Estive em Pamplona para a Fiesta de San Fermín, aquele onde os touros saem nas ruas e as pessoas, vestidas com roupas brancas com detalhes vermelhos, saem correndo atrás deles. Foi legal porque fui com duas espanholas e conheci algo que sempre vi na TV, mas aqui entre nós, é uma festa bem estúpida por causa dos engraçadinhos que machucam mexendo com os touros.

O roteiro mochilão que fiz em ago/2003 foi assim (sempre ficando em hostel):

Málaga – Madrid (de ônibus, acho que são 5hs! só pra deixar a mala na casa de amigos e viajar só de mochilão) – Barcelona (de ônibus, viagem longa! – fiquei 3 noites) – San Sebastián (de ônibus – fiquei 2 noites) – Pamplona e Bilbao (de ônibus pra passar o dia- Bom, em Pamplona “dormimos” na praça, pois fomos pra festa que adentrou madrugada adentro!) – Santiago de Compostela (de trem – fiquei 1 noite). De lá fui pra Portugal, de ônibus pra Porto (3hs), depois de ônibus pra Lisboa, depois de ônibus pra Madrid (só passei o dia e que dia! fiz muuuita coisa!)  de onde peguei o avião pra Paris (3 noites) e de Paris pro Brasil!

Outra conexão interessante pra você bolar se for à Andaluzia é agregar Marrocos à sua viagem. É muito perto! Você pega um ônibus até Algeciras e atravessa o Estreito de Gibraltar de balsa. Pronto, está no Marrocos! Num final-de-semana você pode fazer a pontinha do norte: Tânger, Chauen e Tetuán. Foi o que fiz! Fui de excursão com dois amigos.  Claro que pras cidades maiores e belíssimas como Fez, Casa Blanca, Marrakesh e Rabbat vai precisar de mais tempo.

plaza mayor

Plaza Mayor – Madrid

Para finalizar, links interessantes que achei sobre a Andaluzia:

http://www.aproximaviagem.pt/html/n2/16_malaga.html

http://www.andalucia.com/

 

Esta entrada foi publicada em Espanha e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas para Roteiro Espanha passando por Portugal e Marrocos

  1. Pingback: Intro: Roteiro Espanha 15 dias (Madrid, BCN e Andaluzia) | Los amantes pasajeros

  2. Maíra S. disse:

    Olá! Muito bom seu post! Tenho férias em Abril e gostaria muito de ir para a Andaluzia. Você saberia se o período é muito chuvoso?

  3. Maíra, abril é uma ótima época! não creio que seja período de chuva, mas não tenho certeza. Em abril tem Feria de Sevilla, imperdível!!

  4. Pingback: Málaga – Espanha | Los amantes pasajeros

  5. LEONARDO COSTA disse:

    Olá! Muito legal o blog! Tem sido muito útil para uma viagem que farei em breve, de 14 dias pela Espanha (Galícia, Catalunha e Madrid), mas me interessei por este post principalmente porque estou planejando outra viagem para janeiro/2017, de uns 14 dias também por sul da Espanha e Marrocos. Gostaria de saber sua opinião sobre viajar por estas regiões nesse período de janeiro… Pode sugerir as regiões da Espanha mais agradáveis nesta época do ano?

    Abs

  6. Oi Leonardo! desculpe a demora em responder, estava de licença-maternidade imersa em meu bebê. Janeiro é melhor ir pro sul, menos frio! Obrigada! Veja este roteiro (que fiz em novembro):
    https://losamantespasajeros.wordpress.com/2014/12/03/intro-roteiro-espanha-15-dias-madrid-bcn-e-andaluzia/
    Abs, Carolina

  7. Cibeles disse:

    Ei Carol! Não sei se vai lembrar de mim. Pós Psico 2005.Afinal não nos vimos mais. Reencontrei apenas com a Renata que estudou conosco. Apaixonada pelo seu Blog! Prazer em lhe reencontrar.

  8. Claro que me lembro de vc, Cibeles! Obrigada pelo elogio. Besitos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *